

22-23 de Setembro, 2016 : UMIB - ICBAS : Porto
Da investigação ao impacto no desenvolvimento económico-social.
Este simpósio pretende ser uma plataforma para a transferência de conhecimento na área da Diabesidade e Fertilidade. O programa foi elaborado com a intenção de criar um fórum de discussão para abordar as mais recentes descobertas nos domínios da Diabetes, Obesidade e Fertilidade, promovendo a interação entre clínicos, investigadores, indústria farmacêutica, alimentar e a sociedade.
Neste Simpósio, a UMIB pretende reunir clínicos e investigadores de vários centros de referência nacionais para apresentar a sua experiência, de modo a também promover o intercâmbio e estabelecer sinergias que possibilitem a criação de consórcios para a implementação de projetos estratégicos nestes domínios.
Diabesidade e Fertilidade:
Da investigação ao impacto no desenvolvimento económico-social
A Nossa Missão:
Segundo a Organização Mundial de Saúde as doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, são uma pandemia considerada a segunda principal causa de morte a nível mundial, com possível prevenção. Para além de ter implicações estéticas e na saúde, acrescentam-se ainda problemas sociais e psicológicos.
Os hábitos alimentares têm vindo a alterar-se ao longo dos tempos. Alimentos processados com elevado teor em açúcares e gorduras saturadas apresentam uma elevada palatabilidade, são pouco dispendiosos e estão cada vez mais acessíveis nas sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento. Contudo, assistimos igualmente a uma perceção generalizada de que comportamentos alimentares saudáveis contribuem para a melhoria do estado de saúde geral do indivíduo e na prevenção da diabetes tipo 2 e obesidade. Estatísticas recentes mostram que a nível mundial uma em cada três crianças são obesas, sendo Portugal um dos países europeus com maior taxa de incidência desta doença. É por isso urgente desmistificar a ação combinada da diabetes e obesidade (diabesidade), apresentar os mais recentes avanços científicos e debater estratégias para o futuro.
O declínio das taxas de fertilidade a que temos assistido, tem um impacto significativo no crescimento populacional, na inversão da pirâmide demográfica e no abrandamento do desenvolvimento socio-económico das sociedades modernas. Coincidência, ou não, a subfertilidade e infertilidade dos casais tem acompanhado a incidência de doenças metabólicas. Embora há muito se conheçam os efeitos negativos da diabetes e obesidade na fertilidade do casal, há um longo caminho a percorrer para avaliar as consequências a longo prazo. Estudos recentes apontam para diversos efeitos nocivos na saúde que são transmitidos à descendência por progenitores com diabetes, excesso de peso ou obesos. Estarão os pais cientes desta possibilidade? Será um argumento persuasivo para que o controlo de peso seja uma prioridade? Estará a indústria alimentar preparada para responder ao desafio de produzir alimentos atrativos, saudáveis e de baixo valor calórico? Estes e outros temas estarão em debate neste simpósio.
Comissão Científica
Comissão Organizadora
FIQUE POR DENTRO
O LOCAL
UMIB - ICBAS
PORTO, PT
Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228
4050-313 PORTO, PORTUGAL
E-mail: diabesity.fertility@gmail.com
Tel: 351 220 428 000
CONTACTO
Para outras perguntas e comentários envie um email para diabesity.fertility@gmail.com